Páginas

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Analfabetismo fucional e evangelho: Apenas uma teoria




Eu tenho uma teoria. apenas uma teoria... não doutrina. Posso?

Minha formação acadêmica é de professor (o que não é grande coisa no Brasil, eu sei disso). Hoje já não atuo mais como docente, mas na coordenação acadêmica em um Instituto Federal, que por ser federal, dispõe de muitos recursos que outras instituições públicas (estaduais e municipais) sequer imaginam ter, mesmo na próxima década. Mas também trabalhei em lugares bem mais, digamos, acanhados... e por isso, apenas por isso e mais um monte de leitura especializada que me apoia... posso pensar nessa teoria.

O problema fundamental da igreja (as pessoas que são corpo), certamente é o afastamento do Evangelho apostólico para um evangelho humanista. Mas, junto a isso, outros problemas são associados.

Pesquisas brasileiras, apontam que 75% dos brasileiros são analfabetos funcionais (você pode ler sobre estas pesquisas clicando aqui e aqui, não as tirei da minha cabeça). Trocando por números mais palpáveis, significa que a cada 4 brasileiros, 3... sim, TRÊS, são analfabetos funcionais (em diferentes graus, é claro). Isso significa também, que dos 190 milhões de brasileiros, 142 milhões são analfabetos funcionais.

Ora... mas o que isso cara pálida?

O analfabeto funcional é uma pessoa que consegue decodificar os sinais (letras), ler frases, textos e palavras, mas, não consegue interpretar. Falta-lhe a habilidade de interpretação de textos, que adiquire-se com a prática da leitura e aprofundamento de estudos, duas coisas pouco usuais na sociedade ocidental tupiniquim. Lê-se pouco e investe-se mais em cirurgia plástica que em educação.

Assim, não por culpa deles... mas do ensino no Brasil que é precário... e dependendo das cidades, longe dos grande centros urbanos, tal analfabetismo atinge inclusive o ensino privado. A maioria dos professores brasileiros possuem apenas a formação básica de sua profissão (graduação), e milhões de brasileiros sabem ler, mas não entendem o que lêem.

O mesmo ocorre dentro da igreja, afinal, são os mesmos brasileiros. A Bíblia tornou-se chata, cansativa e complicada. Sim, isso é falta de uma vida espiritual e sim... isso é apostasia... mas também, menos importante mas com alguma importância... líderes evangélicos descobriram que não é preciso se dedicar muito ao estudo da Palavra e no conhecimento do Santo Deus, porque seus seguidores também não o fazem... pelo contrário, esperam que alguém faça por eles... esperam que outro decodifique e interprete.

Desse modo, a pregação ilustrada com muitos contos humorísticos, fatos do cotidiano, performances e malabarismos, "atingem" objetivos que um pregação fundamentada na Palavra não atingiria... pois poucos entenderiam o que se diz.

Esse texto não é... e também é ao mesmo... uma auto-defesa. Nós que regularmente escrevemos e publicamos textos na internet percebemos, a cada dia, uma piora no fazer-se entender. A cada texto que escrevo, percebo a constante necessidade, não de adaptar o texto, mas de construí-lo de forma que o que escrevo possa ser entendido por qualquer um... por este motivo é que não uso o twitter, por exemplo, pois numa sociedade assim, 144 caracteres me parece, como educador, algo absurdo.

No entanto... suspeito... que muito em breve, 144 letras serão muito... e nos comunicaremos apenas com algumas onomatopéias.

Maranata Jesus!

13 comentários:

Promessas disse...

Paz do Senhor Jesus irmão Sandro, obrigado pela visita e por seguir "Promessas", já estou te seguindo também. Muito legual seu blog sempre vou passar por aqui e comentar seus pots.
Deus lhe abençoe em nome de Jesus.
Wilson.

Janise, Com ou Sem Crise disse...

Daniel você tirou de mim tal pensamento rsrsrs...
Por isso fico meio receosa com pregação do analfabeto, o que não indica que ele não tenha a sabedoria suficiente para isso e Deus usa a quem quer e como quer. Mas de criança sim, tenho muita dificuldade em ouvir.
Também acredito que muita coisa “horrorosa” que anda acontecendo por aí é devido a isso: fala-se do que acha que é, do que se pensa ser.
E também tem gente com estudo falando abobrinha, imagine a horta que dá pra fazer sem entendimento?!!
Será que me fiz entender? Rsrs...

MUNDO JOVEM disse...

A graça e a PAZ, Sandro valeu por ter add o Mnd Jovem, estamos juntos nessa caminha... http://mndjovem.blogspot.com

sonia disse...

Olá Daniel,

Houve um tempo, que era preciso ler um livro inteiro, resumi-lo e entregar para professora de Portugues, para complementar notas.

A leitura era obrigatória, então para mim, e minha irmã, tornou-se um hábito.

Tenho inúmeros livros, todos lidos, marcados, tracejados, e até relidos.

Vejo como é dificil quando alguém vem com uma biblia e não entende o que está lendo. Também não consegue absorver a explicação coerente que procuro passar-lhe.

A educação nesse país não é mais levada a sério, voce é professor e sabe do que estou falando. Alunos não se interessam, e não respeitam o educador.

Ninguém faz milagres, só DEUS.]

sonia.

Victor Cavalcante disse...

A paz do Senhor irmão! Muito boa sua reflexão! Que Deus continue nos dando sabedoria e entendimento para levar a Palavra do Senhor a todas as nações! Estou te seguindo também!

Jesus te abençoe!

http://victor-cavalcante.blogspot.com/2011/03/homens-segundo-vontade-de-deus.html#comments

Aldenor Sousa dos Santos disse...

Bom dia Sandro,
Passei por aqui para deixar meu abraço a você e desejar mais sucesso em seu trabalho através deste canal de bênçãos.
Parabéns por tantas postagens edificantes e abençoadas.
Seu blog está DEZ!

Michelle ♥ disse...

Olá. A Paz do Senhor.... Deixei um presente á vc no meu blog, como forma de reconhecimento pelo trabalho abençoado pelo qual o Senhor tem usado sua vida! Selo Blog Pop, o que significa dizer: Faz toda a diferença! Deus abençõe...

Eduardo Medeiros disse...

oi sandro, beleza?

olha, pensei que os analfabetos funcionais fossem em percentual menor; 70% é um desastre para este país que pretende ser "primeiro mundo".

vi no globo repórter uma reportagem sobre singapura que em apenas 40 anos deixou de ser um país pobre para ser uma das nações mais ricas do ásia; a educação teve papel primordial nessa transformação.

para onde o brasil vai com esse sistema educacional que nós temos? prá lugar nenhum...

sua tese é bem viável. o texto bíblico não é uma leitura fácil, muito pelo contrário.

por muito tempo os pentecostais dizeram que não era preciso estudar a bíblia pois o espírito santo a tudo revelava; isso mergulhou toda uma geração evangélica no analfabetismo funcional das escrituras.

e hoje, a coisa está pior. o estudo sério da bíblia é quase inexistente nos meio neopentecostal que só estão preocupados como conseguirão arrancar de deus o carro do ano; teologia para eles é palavrão. ou seja, continuam refletindo o analfabetismo geral do povo brasileiro.

abraços

Adriano Filho disse...

Gostei da comparação do analfabetismo brasileiro com o analfabetismo funcional cristão!

E aliás, valeu por ter seguido o blog!
E só pra constar, blogs que agregam humor no seu painel de controle, sempre dão certo!

Parabéens pelo blog!

@lisson Servo de Deus disse...

Olá, fico feliz que tenha gostado do meu blog, também gostei do seu blog, muito interessante e informativo.

Já to te seguindo ^^

Paz do Senhor

Leeh disse...

Oi Sandro, tudo bem? Obrigada por me seguir, já estou te seguindo também. Topa fazer parceria? Já coloquei o seu banner no meu blog, se quiser o meu é só acessar:
http://vivendoparajesus.blogspot.com/

Beijos, God Bless You!

Anônimo disse...

A paz de nosso Senhor, irmão. Quero lhe dizer que sou sua seguidora agora. Parabéns pelo seu blog. que nosso amado Deus o abençõe cada vez mais em seu caminho.Seus posts são uma bênção!

Anônimo disse...

A paz de nosso Senhor, irmão, quero lhe dizer que estou seguindo seu blog agora. Ele é uma bênção, que Deus o abençõe cada vez mais em seu caminho.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails