Páginas

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Ó TENTAÇÃO DOS ATALHOS...

Por Rubinho Pirola


Como é difícil esperar. Pelos outros, pelos processos, pelos frutos, pelos resultados... Esperar pela resposta do organismo a um medicamento, pelo resultado de um trabalho feito,... Não é, definitivamente fácil, esperar pelo que não está nas nossas mãos.

Isso exige de nós paciência, confiança e perseverança.

Essa, aliás, parece a coisa mais difícil ainda, quando se pensa no caminhar do crente, esse que, como o nome diz: "Olha com os olhos da fé, para o que está além das circunstâncias", mesmo que não seja ele um religioso. Um cientista ateu, tem igualmente que saber esperar pelas respostas de um experimento, ou de uma pesquisa.

Nesse campo, percebo o quanto o perseverar foi e é uma matéria cara, ao olhar aos relatos bíblicos.

Neles, há histórias que bastem de situações que exigiram muita firmeza entre o primeiro passo - as ações e feitos - e o resultado esperado. Sempre que teimaram em encurtar a coisa, deram com os burros n'água. Alguns chegaram a fazer a coisa certa, mas na hora errada e do modo errado. E comprometam tudo.

Às vezes, assusto-me com a quantidade de pessoas - as mesmas, sempre - a atenderem apelos por oração, a frequentarem reuniões, campanhas e outros eventos do desespero à cata de bênçãos, livramentos e milagres. E não faltam os que se aproveitam dessa fraqueza, a explorar-lhes a deficiente disposição em aguardarem que dos céus, lhes chegue a resposta. E dispõem-se mesmo a pagar uma fortuna pela fantasia de poderem chegar lá, andando menos e esperando pouco.

Custa-nos discernir que "TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu" (Ec 3:1).

Hoje, mais uma vez, fui lembrado disso, do quanto custa-me esperar pelo que não posso controlar. E dessa tentação terrível para apanharmos os atalhos, quaisquer que sejam eles, que nos tragam a ilusão de podermos avançar, ou darmos um jeitinho que agilize tudo, que encurte o caminho longo - e um tempo que desconhecemos - a percorrer.

Como bem recomenda-nos São Paulo: "e, depois de haver feito tudo, ficar firmes" (Ef 6:13).

Ao invés de tentar apanhar um caminho improvisado sob o risco de desviar-me do propósito, do alvo, preciso mesmo é de me firmar. E saber esperar!

4 comentários:

Elisângela Esperdiao disse...

PRA QUEM NUNCA LEU O LIVRO DE O PEREGRINO TA AI UM BOM CAMINHO PRA ENTENDER MAIS AINDA ESTA MENSAGEM É UM LLIVRO MARAVILHOSO QUE FALA DPO CAMINHO DO CRISTÃO PARA O CÉU!!

' ma. disse...

aber esperar!!! Frase chave, dificil de se fazer, mas que precisamos aprender, pra alcançar a promessa!!!!

Deus te abençoe, já estou te seguindo.

Te espero lá no meu blog pra uma visita, um estilo diferente do seu, mas também passando a mesma mensagem... Jesus ;)

http://felicidaderenovada.blogspot.com

Unknown disse...

Porque sempre temos pressa? Onde iremos com tanta pressa?! Abraço...

Evanderson disse...

Olá,
Gostei muito do seu blog. Estou seguindo.
Gostaria de fazer parceria. Coloquei seu banner no meu blog! Dê uma olhada ok!!
Em Cristo,

Evanderson

www.musicalemais.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails