Páginas

quarta-feira, 28 de julho de 2010

O semeador saiu a semear

Sempre gostei de parábolas, que são as narrações alegóricas que Jesus usava muito, porém o ensino por parábolas não foi invenção de Jesus. Era uma das formas didáticas da época e ele soube aproveitar os costumes para que suas lições fossem melhor entendidas.

A parábola do semeador mostra 4 situações.

"O semeador saiu a semear". Mateus 13:3. - Quando o agricultor colocava as sementes em uma peneira e as jogava por sobre o ombro par trás. Assim se semeavam grandes campos. Não havia covas individuais. Por isso:

1) Algumas caíram ao lado da estrada, porque o vento as teria levado para fora da área a ser cultivada. Foi pisada e comida por pássaros. ESTAVA FORA DO LOCAL DE DEUS.

2) Outro grupo de sementes caiu sobre local onde havia pouca terra e pouca umidade. Quis germinar, mas logo depois acabou morrendo porque a terra não era profunda, quando veio o sol a queimou e secou, PORQUE NÃO TINHA RAÍZ.

3) A terceira coleção de sementes foi abafada pelos espinhos e morreu. SUFOCADA PELOS ESPINHOS.

4) Finalmente um grupo caiu em terra fértil e produziu muito. A mil frutos por semente. DEU BOA COLHEITA.


SOMOS SEMENTES ? - Somos a semente que foi comida por pássaros? Ou a semente que não prosperou na sua germinação? Ou a semente que foi sufocagada pelos espinhos? Ou somos a semente fértil que está produzindo e dando boa colheita?

SOMOS SOLO ? - Podemos também ser os solos. O solo a beira do caminho nas margens da vontade de Deus? Ou as pedras onde não germinam nada, sem terra e sem umidade? Ou quem sabe o local de espinhos, que sufocam os outros com nossas regras? Ou quem sabe somos o solo fértil, a "boa terra"?

Que Deus faça brotar em nós o real conhecimento de quem verdadeiramente somos.

Texto: Buscai o Reino

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails