Páginas

terça-feira, 31 de agosto de 2010

DEPRESSÃO

- Quero trazer à memória o que me dá esperança. (Lamentações 3.21) -

A memória freqüentemente é escrava da depressão. Mentes desesperadas trazem à lembrança todas as experiências problemáticas do passado e se demoram em todas as perspectivas melancólicas do presente. A memória, vestida de pano de saco, apresenta à mente uma taça cheia de fel e de amargor. Entretanto, não há necessidade disso. A sabedoria pode transformar facilmente a memória em um anjo de consolação. Aquela mesma recordação que nos traz tantos presságios obscuros também pode trazer consigo uma abundância de sinais esperançosos. Essa foi a experiência de Jeremias. Sua memória o trouxe a uma profunda humilhação de alma: "Minha alma, continuamente, os recorda e se abate dentro de mim" (Lamentações 3.20). Mas a mesma memória lhe restaurou a vida e o ânimo. "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança."

Se exercitarmos nossa memória com mais sabedoria, poderemos, em nossas mais obscuras aflições, riscar um fósforo que acenderá imediatamente a lâmpada da consolação. Não existe qualquer necessidade de Deus criar uma nova maneira de restaurar o regozijo dos crentes. Se com oração eles jogarem fora as cinzas do passado, encontrarão luz para o presente. Se eles se voltarem ao Livro da verdade e ao trono da graça, o candelabro deles logo brilhará novamente. É nosso dever recordar a bondade do Senhor e os atos de sua graça. Abramos, portanto, o álbum de recordações que está ricamente iluminado com as memórias da misericórdia de Deus. A memória pode ser, conforme Coleridge a chamou, "a fonte do regozijo íntimo". Quando o Consolador divino inclina-a ao seu serviço, a memória pode se tornar uma das principais fontes de consolação terrenas.

Charles Spurgeon

4 comentários:

Srª Ribeiro disse...

Geralmente e, infelizmente, memórias boas se apagam com muita facilidade em nossa mente, costumamos dar uma enfase maior às perdas e decepções que as conquistas e vitórias. O segredo é fazer o contrário mesmo, tirar o lado bom e positivo de tudo e deixar a mágoa e o rancor só na vontade de nos pegar...

'Glenda Barros

Unknown disse...

Graça e Paz
Parabéns pelo Blog.Que Deus continue lhe abençoando.
'Que possamos, expressar gartidão e não esquecer as coisas boas que nos fizeram.Mas que possamos também exercer misericórdia e esquecermos as ofensas".
Em Cristo
Cláudia Mariz
http://saronperfume.blogspot.com

Cristine Ferreira disse...

A depressão, nada mais é, que um grito da alma, alertando que seu progresso natural está atrasado.Que Deus te abençoe.Espero sua visita no meu blog.

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog!
Passa lá no meu...
naomeconformomesmo.blogspot.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails