Páginas

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

ESCOLINHA DO QUÊ?

Vamos ter aula "de quê???"

Em menos de um ano no ministério infantil e já me deparei com uma infinita variedade de "escolinhas" por várias igrejas deste mundo a fora...
Parece que muitos esqueceram do próprio aviso escrito em suas portas: "escolinha bíblica infantil", escolinha, porque haverá ensino; bíblica, porque será o assunto a ser estudado; e infantil, porque é para crianças...

Mas eu já vi outros "tipos" de escolinha, bem chamarei de salas...
Tem a sala-circo, onde o professor que deveria estar ali para ensinar só faz palhaçada e entretenimentos. Tem a sala-cinema, onde a criança só assiste a dvd's e de tudo que é tipo. Tem a sala-pintura, onde só se desenha ou pinta folhas xerocadas. Tem a sala-play ground, onde só se brinca o tempo todo, e do que quiser. Tem a sala-fastfood, coma o quanto puder, boca cheia é sinonimo de silêncio.Tem a sala-lixão, onde o lugar é sujo, feio e a criança pode brincar com "lixo" que chamam de brinquedos. Sala-dormitório, durma o quanto puder. Também tem a sala-depósito de crianças, as pessoas guardam elas lá e retiram depois do culto. E temos também a sala-prisão, se descuidar eu fujo! onde a tia ainda diz que é difícil dar aula porque a criança tenta "fugir" o tempo todo!!! (nestas escolinhas até eu fugiria...)

Na maioria das igrejas, existem realmente poucas com salas onde há ensino bíblico, onde há culto a Deus, onde podemos realmente chamar de: "escolinha bíblica infantil".

Preste muita atenção! o que você tem ensinado aos pequeninos que Deus te confiou??? que igreja é lugar de palhaçada? lugar de encher a pança? lugar de assistir tv? lugar de brincadeira? .... lugar de quê???
lembre-se do que Jesus disse: "minha casa será chamada casa de oração" (Lucas 19.46)Deus disse para Moisés: "tira as sandálias dos teus pés porque o lugar que você esta é terra santa" (exôdo 3.5). Mas não era só areia e mato? não. A presença de Deus estava ali! O mesmo acontece na igreja. É lugar de prestar culto a Deus, lugar de adoração, lugar onde Deus esta!!!
(Fernanda Medeiros)

Por: Meu cantinho e minhas coisinhas preferidas Via: Obra missionária infantil

12 comentários:

O Pastor disse...

É verdade.
Em nossa igreja estamos tentando implantar a escola infantil e estamos nos deparando ocom todos os desafios.
Mas precisamos investir seriamente em nosso pequeninos.
PAZ.

Roberta Lima disse...

Post pertinente...qtas vezes vemos as salinhas de crianças se desvirtuarem de seus propósitos...
Lindo blog...te seguindo!
Abraços,

Roberta

Srª Ribeiro disse...

Não concordo muito com vc Fernanda. Primeiro, são crianças, fazem coisas de criança, além do mais creio que Deus é justo o suficiente para entender que crianças não tem a mesma noção que um adulto do que é estar na casa de Deus, do que é adoração e culto. A palavra deve ser ensinada, com a mais absoluta certeza que sim, mas usando de artifícios linguisticos, visuais e dinâmicos, tudo de acordo com a capacidade de raciocínio de uma criança. Criança gosta de brincar, de rir, de "palhaçada" mesmo, afinal, são crianças! (poxa) É preciso ponderar, medir e ensinar a cada um de acordo com a sua linguagem, adulto é adulto, criança se trata como criança.

Deus abençoe!

'Glenda Barros

Lucas Stefano disse...

Não sei. Em parte vc posssa estar certa,mas eu não vou me deter muito nesse assunto. Visite o meu blog tb, : http://lucasmqr2.blogspot.com

Diego Ruas disse...

Brother.. seu banner já tá no Subir//Quadrado!!

tamo junto parceiro!

Quanto ao texto concordo com o que a Glenda ai em cima falou..
tem hora q brincar é necessário.. aliás são crianças, eu não imaginaria Jesus dando uma de chato e reclamando da inocência dos pequenos, da qual inclusive ele julgou necessária todos terem.. ele ia é ensina-las a amar conforme seus próprios ensinamentos através de atos, e porque não de brincadeiras! e essas coisas as crianças pegam muito rápido graças a Deus! Heheh

Abraçãoo

Marcelo de Andrade disse...

Shalom, amado Sandro!
Primeiramente, agradeço tua visita no meu singelo espaço, e me sinto honrado por ter você no meu grupo de seguidores.
Em segundo lugar, gostei muito do teu blog; bastante material para a edificação daqueles que buscam andar na Verdade a cada dia.
No mais, a partir de agora estarei sempre por aqui para aproveitar bastante o que você nos oferece.
Que o Espírito Santo continue a te usar poderosamente, e somente para a honra e para a glória dEle!

Grande abraço, e fica na Paz!

Marcelo.

Anônimo disse...

Texto importante de Feranda Medeiros, e todos esquecem que criança cresce!
Um grande abraço,
Sidney
(papodedesenhista.blogspot.com)

Lucas Stefano disse...

vlw por seguir o meu blog^^ Muito Obrigado.

Regina Farias disse...

Olá,

Acho que os critérios de escolha têm que começar pelos pais que convenientemente deixam suas crianças para outros "evangelizarem".

Quanto ao tempo durante o culto, eu acho que deveria haver apenas uma leve recreação, um passar de tempo sem grandes pretensões mesmo. Afinal, a responsabilidade de orientar as crianças é dos pais. É como eu vejo.

Valeu pela visita ao Café com Leite Crente.

Abs,

R.

Regina Farias disse...

Olá,

Acho que os critérios de escolha têm que começar pelos pais que convenientemente deixam suas crianças para outros "evangelizarem".

Quanto ao tempo durante o culto, eu acho que deveria haver apenas uma leve recreação, um passar de tempo sem grandes pretensões mesmo. Afinal, a responsabilidade de orientar as crianças é dos pais. É como eu vejo.

Valeu pela visita ao Café com Leite Crente.

Abs,

R.

Adriana disse...

Vim agradecer a visita ao blog café com leite crente.
Fique a vontade para os pitacos, sõa bem vindos.

abs

Danielle Sueli disse...

Olá!!!
Adorei este texto, realmente é deste jeito mesmo, sei que criança é criança, mais elas são a melhor terra para se plantar a semente da palavra de Deus, pois aprendem com muita facilidade.
Eu tenho 3 filhos, na realidade hoje são 2 mais meu filho que já se foi com seus 6 anos, adorava ir ao monte orar, gostava de louvar e de falar os versiculos que aprendia durante a semana, ele fazia questão de ir na altar e falar o versiculo naquele domingo.
Meus outros filhos de 10 e 11 anos não chegaram ainda ao nivel do mais novo que adorava orar também e pedia uma biblia.

Hoje vejo que nas escolinhas faltam mesmo o incentivo, pois, não são todos que tem este interesse na palavra de Deus como o meu caçulinha tinha expontaneamente.

Seria legal ter aquelas revistas com desenhos e com exercicios biblicos, não estou fazendo propaganda, mais igual as revistas infantil do R.R. Soares ou as da CPAD, e até o Silas Malafaia tem.

Mais as igrejas não estão investindo pois, tudo tem gasto,né?

E eles se esquecem que é mais fácil levar uma criança a Deus do que um adulto cheio de manias e doutrinas variadas.

Adorei seu blog e já sou seguidora.

Continue assim falando a verdade, pois ela precisa ser dita. E quem tem ouvidos que ouça, e pratique. Bjs

Danielle Sueli

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails